Geral | Boituva

Boituva instala estação meteorológica de alta precisão para reforçar segurança de voos de balão e saltos de paraquedas

Ferramenta foi implantada em parceria com o Centro Paula Souza e passa a fornecer, em tempo real, informações sobre temperatura, umidade, pressão atmosférica e velocidade e direção dos ventos.

Postado em 10/12/2025 às 13:38 | Atualizado em 10/12/2025 às 13:39

Boituva instala estação meteorológica de alta precisão para reforçar segurança de voos de balão e saltos de paraquedas

A Prefeitura de Boituva instalou uma estação meteorológica automática de alta precisão no Centro Nacional de Paraquedismo. A ferramenta foi implantada em parceria com o Centro Paula Souza e passa a fornecer, em tempo real, informações sobre temperatura, umidade, pressão atmosférica e velocidade e direção dos ventos.

Os dados ajudam no planejamento das operações de paraquedismo e balonismo, além de outras atividades aero desportivas.

Segundo a administração municipal, o sistema permite acompanhar as condições atualizadas, consultar o histórico e tomar decisões sobre início, suspensão ou redirecionamento de voos. A tecnologia também reforça a segurança de visitantes e operadores, já que o município é um dos principais destinos de turismo de aventura do país.

A estação foi instalada sobre um dos hangares do centro. A prefeitura informou que o acesso à parte superior não será permitido, mas é possível visualizar a estrutura de baixo e de pontos próximos, como a área em frente à empresa Wow.

No site da prefeitura, moradores e turistas podem consultar em tempo real as bandeiras meteorológicas usadas para autorizar ou suspender voos. A verde indica liberação, a amarela prevê pausa de 30 minutos para reavaliação e a vermelha proíbe qualquer operação.

A administração também estuda instalar uma segunda estação meteorológica no Parque de Boituva para ampliar a cobertura do monitoramento climático.

A novidade chega no mesmo período em que começam a valer as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil para o balonismo no país. A resolução foi anunciada há um mês e ganhou força após os acidentes com mortes registrados em junho.

De acordo com a ANAC, os balões precisam ser certificados ou ter autorização para voo experimental. Equipamentos usados em práticas esportivas devem estar cadastrados exatamente para essa finalidade. Balões ainda sem certificação podem voar com até 15 pessoas desde que apresentem um laudo de segurança assinado por um engenheiro aeronáutico.

SERVICE SECURITY NEW AGE FIRE POINT Prefeitura de Ourinhos