Geral | Santa Cruz do Rio Pardo

Tambores caem de carreta e produtos químicos vazam em vicinal de Santa Cruz do Rio Pardo

Trecho que é uma das principais entradas da cidade precisou ser interditado devido ao risco de intoxicação e só foi liberado no fim da tarde. Motorista e passageiros foram presos por transporte ilegal de substâncias perigosas, mas saíram após pagar fiança

Postado em 08/10/2021 às 12:05 | Atualizado em 08/10/2021 às 12:08

Tambores caem de carreta e produtos químicos vazam em vicinal de Santa Cruz do Rio Pardo

Uma carreta carregada com tambores de produto químico se envolveu em um acidente na manhã desta quinta-feira (7), em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), e derrubou tambores de produto químico. O líquido se espalhou pela via.

Segundo o Corpo de Bombeiros, em uma curva na entrada do Distrito Industrial da cidade, os tambores caíram e os produtos, cloreto férrico e ácido nítrico, vazaram na vicinal de entrada do Distrito Industrial, que fica às margens da Rodovia Orlando Quagliato.

O motorista e o passageiro do veículo foram presos em flagrante pelo crime ambiental de transporte de substâncias perigosas em desacordo com a regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os dois pagaram fianças e foram liberados.

Como havia risco de intoxicação, a área foi isolada e o acesso a cidade pela vicinal Plácido Lorenzetti, uma das principais entradas da cidade para quem sai de Ourinhos, e é conhecido como “Portal da Cruz”, ficou totalmente interditado.

O acesso ao Distrito Industrial também foi bloqueado. O tráfego na vicinal e o acesso ao distrito foram liberados no fim da tarde.

A Cetesb informou que uma equipe técnica fez o atendimento da ocorrência. A agência informou que os produtos estavam sendo transportados da fábrica em Guarulhos, com destino a uma unidade de fabricação de fertilizantes líquidos localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz do Rio Pardo.

O veículo estava carregado com 15 mil litros de ácido nítrico, armazenados em containers de plástico, e cloreto de ferro, que estavam em galões menores.

A Secretaria de Meio Ambiente de Santa Cruz acompanhou o trabalho e informou que nenhum manancial, rio ou ribeirão foi atingido.

A perícia esteve no local e um boletim de ocorrência foi registrado para a Polícia Civil investigar possíveis crimes ambientais.

O ácido nítrico é usado na produção industrial de fertilizantes e também de celuloses, seda artificial, fibras sintéticas, além de explosivos.

Já o cloreto férrico é usado no tratamento de água potável e residual, no tratamento superficial dos metais e também de efluentes das fabricas de PVC. Ele é um material corrosivo de metais ferrosos.

    Categorias

SERVICE SECURITY NEW AGE FIRE POINT Prefeitura de Ourinhos