Educação | Ourinhos
Nesta segunda-feira (7), voltam às aulas presenciais alunos de Ourinhos, Botucatu e Marília; em Bauru, retorno na educação infantil será na terça-feira (8).
Postado em 07/02/2022 às 09:32 | Atualizado em 07/02/2022 às 10:34
Em todas as cidades, retorno às aulas será marcado pela manutenção das regras de biossegurança contra a Covid.
Algumas cidades do centro-oeste paulista retomam as aulas presenciais na educação infantil e ensino fundamental da rede municipal nesta segunda-feira (7). Entre essas cidades estão Ourinhos, Botucatu e Marília (SP). Já em Bauru, a volta na rede municipal de educação infantil está marcada para a terça-feira (8).
Em Ourinhos, segundo o secretário de Educação, Wilson Rosa, na volta dos alunos das escolas municipais de educação infantil e do ensino fundamental não será exigida a apresentação do cartão de vacinação das crianças.
Mesmo assim, a prefeitura reforça para que os pais orientem os filhos sobre os cuidados básicos e para que os alunos usem máscara.
As escolas também vão seguir os protocolos de higiene para evitar a transmissão da Covid-19. Rosa disse também que se alguma criança estiver com sintomas como tosse, dor de garganta, coriza ou febre, os pais devem procurar atendimento médico e não levar o filho para a escola.
Em Botucatu, esta segunda-feira também é dia de volta às aulas para os cerca de 15 mil alunos da rede municipal. Retornam os estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2, infantil, educação especial e de jovens e adultos, distribuídos em 68 unidades escolares da cidade.
• Marília
Em Marília, as crianças matriculadas no maternal 1 e 2 da rede municipal voltam a frequentar a escola também a partir desta segunda-feira. Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental da cidade já tinham retornado na semana passada.
Já as escolas de período integral do ensino fundamental terão as atividades presenciais reduzidas durante este mês porque 28 professores estão afastados com sintomas de Covid-19.
Desta forma, a partir desta segunda-feira, as aulas extracurriculares, como educação física, literatura e culinária, que ocorrem no período da tarde, estão suspensas.
Já as aulas da manhã, que fazem parte da grade, como português, matemática e geografia, continuam normalmente. As escolas municipais de ensino fundamental (1º ao 5º ano) afetadas são essas:
EMEF Amaury Pacheco
EMEF Celio Corradi
EMEF Cecília Alves Guelpa
EMEF Nelson Gabaldi
EMEF Nicácia Garcia Gil
EMEF Paulo Freire
A merenda, tanto café da manhã quanto o almoço, assim como as aulas de reforço no período da tarde, estão mantidas.
• Bauru na terça
Em Bauru, a prefeitura informou que, em atendimento à solicitação das famílias dos alunos, as aulas terão início apenas na terça-feira, nas unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal.
Segundo a prefeitura, a volta às aulas ocorrerá com a presença de 100% das crianças, em horário normal de atendimento, inclusive no chamado “momento do soninho”, período próximo ao horário do almoço. As famílias poderão optar pelo atendimento em período parcial.
Serão adotados os protocolos de biossegurança para prevenir o contágio pela Covid-19. Neste sentido, a prefeitura pede às famílias que, em caso de algum sintoma de síndrome gripal, mantenham seus filhos em casa e comuniquem às unidades escolares.