Segurança Pública | Norte Pioneiro Paranaense
Atuando na prestação de serviço de videomonitoramento em diversas cidades do Sudoeste Paulista e do Norte Pioneiro Paranaense, a Service Security é considerada referência nacional de uso da tecnologia para auxiliar as forças públicas de segurança.
Postado em 29/03/2022 às 11:21 | Atualizado em 29/03/2022 às 12:00
João Newton César Filho, CEO da Service Security. (Foto: Marcília Estéfane)
O jornalismo do Portal Flow News foi até a sede da Service Security, na cidade de Ourinhos (SP), para entrevistar João Newton César Filho, o Cezinha, mentor do projeto que tem servido de referência para todo o país nol que diz respeito à Parceria Público Privada no setor de segurança. Imagine: um crime é cometido, há vítimas que precisam ser atendidas e criminosos que precisam ser punidos, a primeira atitude das forças públicas de segurança é verificar se, no local da ocorrência, há algum sistema de videomonitoramento – se houver, um grande passo na investigação já está tomado: é nesse caminho que a Service Security atua, dando às polícias Civil e Militar subsídios para atender com melhor qualidade a ocorrência. No entanto, a empresa começou como um pequeno empreendimento de segurança patrimonial: “a Service era, no começo, uma empresa de instalação de alarmes e vigilância, foi o meu desejo de investir em tecnologia que acabou mudando os rumos, vendi tudo que tinha na época, dediquei 100% do meu foco e, graças a Deus, o sucesso veio e hoje temos em Ourinhos um "cartão de visitas" no que diz respeito à tecnologia de vigilância por vídeo”, afirma César.
O empresário afirmou que desde adolescente tem gosto pela inovação e pela tecnologia, é formado em Análise de Sistemas e, desde o início da vida adulta, trabalha no meio dos "fios, cabos, computadores e sistemas informatizados". Natural de Bernardino de Campos, César sempre teve gosto por inovação: “confesso que no início, quando assumimos a parceria com a Prefeitura de Ourinhos (SP) e iniciamos o trabalho, eu não fazia ideia da dimensão que as coisas iriam tomar (...) já tínhamos um know-how adiquirido em Santa Cruz do Rio Pardo, onde foi nosso primeiro escritório, mas, em Ourinhos, o que era só para montarmos uma estrutura de videomonitoramento nos patrimônios pertencentes à municipalidade, hoje são milhares de câmeras por toda a cidade e dezenas de outras cidades na lista de parceiras”.
PARA O BEM E PARA O MAL – Depois da instalação das câmeras de videomonitoramento em Ourinhos, cidade sede do projeto, foram centenas de situações que foram resolvidas com o auxílio das imagens da Service: “casos de pessoas desaparecidas, roubos, furtos, homicídios, agressões, depredações e danos ao patrimônio; para mim o objetivo é ser parceiro das instituições públicas para preservar a qualidade de vida das pessoas e, dessa forma, tornar as cidades mais seguras (...) afinal, o povo que paga os impostos merece o que há de melhor”.
AUXÍLIO NAS INVESTIGAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL – Desde o início do videomonitoramento, foram milhares as imagens cedidas à Polícia Civil para as mais variadas investigações: “o trabalho da Service já ajudou a por na cadeia muitos criminosos e também provou a inocência de diversas pessoas investigadas (...) no caso de Ourinhos, há, dentro da sede do 31º Batalhão de Polícia Militar do Interior, uma sala com as imagens geradas em tempo real à disposição do policiamento (...) essas instalações no 31º BPM-I, por exemplo, não constava no edital de prestação do serviço, mas, nosso foco é na qualidade, mesmo que possa sair um pouco mais caro; na final, todos são beneficiados”.
“É MUITO MAIS QUE A SATISFAÇÃO FINANCEIRA” – "Já disse que nosso foco é na qualidade? Então vou repetir: sempre fazemos aquilo que é melhor para o nosso cliente, mesmo que não esteja no contrato, acredito que a melhor propaganda que posde existir é quando um trabalho é bem feito (...) é por isso que temos diversas cidades e empresas nos procurando para tornarem-se nossas parceiras (...) é comum que nós instalemos mais câmeras ou estruturas mais robustas que aquilo que consta nos editais, eu quero que o "consumidor final", que é a população das cidades atendidas, tenha sempre o melhor serviço prestado, afinal, com a coisa pública devemos ter ainda mais comprometimento (...) em cidades como Chavantes (SP) e Salto GRande (SP) há locais em que as imagens das câmeras estão disponíveis pela internet para que o povo possa ter acesso, isso é questão de respeito pelo dinheiro público".
UTILIDADE PÚBLICA – Entidades públicas ou privadas que queiram contatar a Service Security, podem fazê-lo pelo site www.servicesecurity.com.br; pessoalmente no Edifício J.J. Carvalho, Avenida Dr. Altino Arantes, 131 – Centro, Ourinhos/SP; ou pelos telefones (14) 3326-1174 e (14) 99794-1890 (wpp).
Alexandre Mansinho
@jornalista.alexandremansinho