Geral | Bernardino de Campos
Postado em 26/07/2021 às 10:36 | Atualizado em 26/07/2021 às 10:39
O trabalho responsável e eficiente desenvolvido pelo Prefeito Wilson Garcia e pelo Diretor de Meio Ambiente Denapole Augusto Félix, mediante a crise do aterro sanitário do município de Bernardino de Campos, foi elogiado pelo Secretário Marcos Penido, responsável pela Secretaria do Meio Ambiente no Estado de São Paulo.
Wilson Garcia assumiu a Prefeitura de Bernardino de Campos no dia 1º de Janeiro de 2021, sabendo que enfrentaria pela frente uma batalha árdua para organizar e conseguir a liberação de uso do aterro existente no município. O Prefeito colocou o assunto como prioridade em seu inicio de governo e logo nos primeiros meses de gestão conseguiu revolucionar o espaço.
“No meu primeiro dia como Prefeito, fiz questão de vir pessoalmente ver como estava a situação do aterro sanitário. Era vergonhoso, não conseguíamos nem entrar pelo portão. Uma verdadeira falta de respeito com o meio ambiente”, destacou. Logo nos primeiros dias do ano, o Diretor de Meio Ambiente do município juntamente com os funcionários da pasta, iniciaram uma verdadeira batalha para ressuscitar o local que já estava, inclusive, condenado pela justiça.
Em pouco tempo e investindo apenas o necessário, a administração coordenada pelo Prefeito Wilson Garcia conseguiu revitalizar toda a área do aterro sanitário e na justiça, provou que o espaço serviria para ser utilizado por mais alguns anos e teve a permissão concedida. “A justiça entendeu que assumimos um aterro inviável para dar continuidade, mas através de um trabalho sério e eficiente, conseguimos revolucionar o espaço e deixar com vida novamente”, pontou o Prefeito.
O Flow News teve acesso ao Termo de Audiência, homologado pela justiça no dia 12 de Maio, onde a Juiza Drª Raísa Alcantara Cruvinel Schneider juntamente com as demais autoridades, chegaram a conclusão de liberar o funcionamento e desinterditar o aterro sanitário do município, tendo em vista a comprovação que o local ainda teria ‘vida útil’ e é capaz de continuar recebendo resíduos do município.
O trabalho desenvolvido pelo Prefeito Wilson Garcia mediante a crise do aterro sanitário teve repercussão entre as autoridades regionais e até estaduais. O fato, inclusive, foi comentado pelo Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, que elogiou a gestão e o trabalho feito em Bernardino de Campos. “Quero parabenizar o trabalho do Prefeito Wilson com relação ao aterro sanitário. Sei bem como era a situação do aterro que eles receberam”, afirmou.
O Secretário ainda destacou a importância em tratar descentemente o aterro sanitário. “Tratar do aterro sanitário é tratar da saúde pública, tratando da qualidade de vida da população; por muitas das vezes achamos que o aterro usa apenas receber resíduos ou por ficar isolado ele não tem importância é aí que nos enganamos, pois, um aterro mal tratado pode trazer sérios problemas de saúde. Deixo aqui meus parabéns ao Prefeito Wilson Garcia por estar cuidando do aterro sanitário e principalmente da saúde e da vida das pessoas”, finalizou.