Meio Ambiente | Bauru
Medida que tinha sido suspensa no último sábado (20) e retomada nesta quarta-feira (24) pela manhã, voltou a ser alterada no fim da tarde e toda região atendida pelo Rio Batalha terá oferta contínua. Alegação para a mudança foi intervenção na lagoa que re
Postado em 25/11/2021 às 12:43 | Atualizado em 25/11/2021 às 12:45
Menos de seis horas após anunciar volta do rodízio no abastecimento de água, DAE recua e cancela restrição
Segundo DAE obras de desassoreamento do Rio Batalha recuperaram o nível da lagoa de captação — Foto: DAE/Divulgação
Menos de seis horas após anunciar no fim da manhã desta quarta-feira (24) a retomada do rodízio no abastecimento de água em Bauru (SP) no sistema 24h/24h, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) voltou a anunciar, no fim da tarde, que as restrições foram novamente suspensas.
As seguidas mudanças no sistema de abastecimento de água para os bauruenses atendidos pelo Rio Batalha, que representam cerca de 40% da população da cidade, tiveram capítulo anterior apenas no último sábado (20), quando a autarquia anunciou a suspensão do rodízio de abastecimento, que então estava no sistema 24h/72h.
Segundo o DAE, o recuo na decisão de horas antes foi decidido após trabalhos para desobstrução e desassoreamento do Rio Batalha e afluentes, com a retirada de parte da areia que estava obstruindo o fluxo do rio.
Essa limpeza, diz o DAE, possibilitou a liberação de parte do represamento da água em um ponto assoreado e o retorno normal do leito do rio que estava represado. Com esta ação emergencial, o nível da lagoa de captação voltou a subir e, no fim da tarde, estavam em 3,10m, muito próximo dos 3,20m considerados ideais.
O departamento continua com as obras de setorização no Jardim Bela Vista e o cronograma anterior sofrerá uma mudança para não prejudicar o abastecimento de água no bairro.
As obras seguem na sexta-feira (26) e terça-feira (30), além de 2, 6 e 8 de dezembro, dias em que o bairro ficará sem o fornecimento de água no período das 7h às 17h.
A população pode solicitar caminhões-pipa através do telefone 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou nos telefones 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.
Os telefones celulares (14) 99886-4836, 99886-4901 e 99886-4735 recebem exclusivamente solicitações de caminhões-pipa no período das 8h às 17h.
— Desobstrução do leito
Profissionais do departamento técnico e engenheiro do Setor de Controle de Perdas do Departamento sobrevoaram a região com drones e realizaram pesquisas ao longo do Rio Batalha e seus afluentes no início do mês de novembro, a fim de encontrar uma solução para aumentar a oferta de água aos bairros que dependem do sistema Batalha.
Após solicitação, a Defesa Civil autorizou ao DAE a executar obras de desassoreamento do Rio Batalha no trecho compreendido entre a captação e a Rodovia Engenheiro João Batista Cabral Rennó, onde o rio apresenta vários pontos de assoreamento e grande quantidade de água represada.
Os trabalhos para a desobstrução e desassoreamento se concentrarão em duas etapas. Inicialmente, a autarquia procederá a retirada de areia no leito original do Rio Batalha para liberar o fluxo de água com o auxílio de uma máquina escavadeira do departamento.
A segunda fase dará início ao desassoreamento de uma área de aproximadamente 200 metros, com a utilização de uma escavadeira anfíbia, ainda em processo de contratação. Essas medidas visam permitir a liberação de represamentos e possibilitar o fluxo de água até a captação.
(Portal G1)